Amamentação: dicas para a pega correta do bebê
Uma das dúvidas mais frequentes das mães, em especial as de primeira viagem, se refere à forma correta do bebê pegar o peito para a amamentação. Neste post, dou dicas para evitas as tão dolorosas rachaduras. Isso porque, se o bebê pegar o bico do peito corretamente, não causará fissuras na mãe e o aleitamento será mais tranquilo e eficaz!
Analisemos essas imagens.
Na figura 1, a pega está INCORRETA. O bebê está abocanhando e puxando somente o mamilo. Se seu bebê pegar assim, coloque seu dedinho mínimo no cantinho da boca dele, force levemente a gengiva inferior dele p baixo, abrindo a boquinha, retirando a mama. NÃO CONTINUE A MAMADA com a pega incorreta, nem puxe o bebê abruptamente!
A figura 2 expressa o PASSO A PASSO da PEGA CORRETA:
✔ O corpo do bebê deve estar todo voltado para a mãe: barriga com barriga!
✔ Aproxime o bebê do seio, ele abrirá a boquinha por reflexo.
✔Coloque a maior parte possível do mamilo e da aréola (essa parte marrom) na boquinha dele (se fizer ânsia de vomito, é porque você colocou demais).
Observe que ele mama com uma boquinha de “peixe”: lábio inferior bem exteriorizado, bochecha arredondada, queixo encostado na mama. Tanto, que a mãe ouve o som do bebê engolindo! Por isso, lembre-se que você pode usar o seu dedinho para abaixar a gengivinha dele e facilitar a abertura da boquinha!
Outra dica é não fazer uma pinça na mama com os dedos para que ele respire. Observe, se achar q está difícil respirar, simplesmente afrouxe um pouco seu braço e o narizinho dele se afastará da mama sem prejudicar a pega!
Você vai conseguir! ?#?TamoJunto??
Essas informações também estão no meu Instagram e na minha página Nutrição Materno Infantil.
Até a próxima!
Frases Rachaduras no peito | Carinho a Cada Passo Blog
[…] Rachaduras no seio […]