Hora de montar o quartinho: qual é o berço ideal?
Quando descobrimos que um pimpolho está a caminho, somos atingidos por um turbilhão de sentimentos, não é mesmo? Certamente a felicidade é o primeiro deles e, em seguida, a ansiedade. Por isso, a hora de montar o quartinho é um dos momentos mais gostosos, e, se você acha que é tarefa fácil, está enganado.
A escolha do berço ideal pode parecer simples, mas é fundamental, e são muitas opções, principalmente quando se trata da segurança e do conforto do nosso pimpolho.
Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar.
Certifique-se da qualidade do produto
Verifique se o berço escolhido possui selo do INMETRO, e se o manual de instalação apresenta instruções e em português.
Teste o produto antes de levar
Você pode testar o produto antes de comprá-lo. Mova as grades ajustáveis, cheque se não há parafusos frouxos, e se o material é firme. Não esqueça de ver se berço possui detalhes como quinas ou enfeites que possam machucar o bebê. Se o modelo escolhido tiver rodinhas, teste todas as travas.
Tamanho do berço importa
Existem diferentes opções de tamanho, como o padrão americano, com 130 x 70 cm, ou o nacional com 130 x 60 cm.
No entanto, é importante lembrar que esta medida serve de referência para o colchão, pois existem berços com acessórios acoplados, como trocador e gaveteiro, que podem ocupar um espaço maior.
Outras opções se faltar espaço
Meça o espaço disponível em casa e, se for necessário, você ainda pode optar por um móvel sob medida. Lembre-se de que as grades laterais do berço devem seguir o indicado pelo INMETRO: espaçamento máximo de 6,5 cm e distância máxima de 2,5 cm entre o estrado e as laterais do berço.
Fique atento aos materiais utilizados
Hoje a maioria dos berços no mercado é feito com MDF – o que não é problema, já que os pimpolhos são bem levinhos.
A resistência do material
Certifique-se de que o material não é fraco demais ou parece mal feito. Se achar fiapos de madeira ou os parafusos velhos, não invista nessa opção.
A tinta utilizada
Primeiro, procure saber com que tinta o berço foi pintado e se há metais pesados em sua composição, como o chumbo, e, se a resposta for sim, procure outro modelo porque essa tinta é tóxica.
Colchão
Viu só? São muitos detalhes! E ainda é preciso atentar-se ao colchão.
O colchão indicado para cada idade
Para crianças de 0 a 3 anos, a densidade de espuma indicada é 18.Às funções do berço (alguns viram cama no futuro, outros possuem sistema anti-refluxo) e a infinidade de cores e temas que vão combinar com a decoração escolhida para o quartinho do seu pimpolho.
Conheça a chuva de amor, tendência de tema para chá de bebê
Às funções do berço (alguns viram cama no futuro, outros possuem sistema anti-refluxo) e a infinidade de cores e temas que vão combinar com a decoração escolhida para o quartinho do seu pimpolho.
Agora, só escolher a melhor opção para seu bebê
Agora chegou a hora de colocar tudo no papel! Pesquise bastante e escolha o móvel que vai deixar seu bebê mais seguro e confortável. Gostou das dicas? Que tal compartilhar com outras mamães e nos contar o que mais é importante observar no momento da escolha? <3