A hora de dormir também é uma loucura total na sua casa? Isso é mais comum do que você imagina. O cansaço somado com o desespero de já ter tentado de tudo sem sucesso podem ser quase enlouquecedores.

As mamães de recém nascidos são as que mais sofrem com esse problema. Isso porque, até os seis meses de idade, o pimpolho ainda está se adequando ao estado de sono-vigília e pode confundir o dia e a noite.

Mas e quando você não sabe por que seu bebê não dorme? Aí a angústia é maior ainda. No auge da aflição, a gente chega a pensar que a criança nunca mais vai dormir. Mas se acalme, aqui vai um checklist para te ajudar a solucionar o mistério de por que seu pimpolho não dorme.

  1. Veja se temperatura do quarto está adequada

Você consegue dormir quando está muito frio? E quando está muito quente? Muitas vezes as roupinhas dos bebês e a quantidade de cobertores são inadequados para a temperatura do quarto.

  1. O bebê está devidamente alimentado?

Se já faz mais de três horas que o bebê mamou, pode ser que ele esteja com fome. Lembre-se que bebês crescem rápido, e quanto maiores, mais calorias eles precisam.

  1. Verifique se tem alguma linha ou pano enrolados que possam estar incomodando o bebê.
  2. A iluminação e o barulho estão excessivos?

O hormônio do sono, melatonina, é liberado pelo organismo quando o ambiente escurece. Manter o mínimo de luz possível facilita a atuação desse hormônio no bebê. A questão do barulho nem precisa comentar, né?

  1. O pimpolho brincou muito nas últimas horas?

O excesso de atividade física deixa a criança muito desperta e agitada. O ideal é que, depois das 18h, você brinque de coisas mais tranquilas com seu filho, para que o corpo já vá se acalmando.

  1. Não deixe seu bebê perto de telas

Se não puder evitar que seu bebê assista vídeos em celulares e tablets, pelo menos evite nas horas antes de dormir. A luz dos aparelhos funcionam como um estimulante para o cérebro, e também deixam o bebê mais desperto.

  1. Qual foi a última refeição do bebê?

Uma refeição muito gordurosa pode estar causando desconforto no seu bebê. Ou uma alimentação com muito açúcar ou cafeína podem deixá-lo elétrico.

Todos esses fatores contribuem para que o bebê fique calmo e sonolento perto do horário de dormir. Outra coisa fundamental é criar uma “rotina de sono” que englobe a casa inteira, porque, se você e o papai são muito agitados durante a noite, isso também afeta o bebê.

Deixe um comentário