Sapato anatômico ou ortopédico: qual o melhor para o seu bebê?
Sapatinhos estilosos, modernos, com led, glitter, bichinho, ufa! Com tantas opções, fica até difícil escolher um para o seu bebê. Mas não é só beleza, os modelinhos também têm que proteger os pezinhos. Nessas horas, a pergunta que não quer calar é: você sabia que além de conforto e estilo eles também têm funções específicas? É o caso dos calçados anatômicos e ortopédicos. A primeira vista eles podem ser parecidos, mas a verdade é que há muita diferença entre eles e o papai e a mamãe devem ficar atentos na hora de escolher.
Os primeiros sapatinhos a se tornarem populares eram feitos de couro e por isso as pessoas sempre procuravam os mais duros e grossos, já que a durabilidade era maior. Isso mudou, ainda bem, porque essa escolha não pensava na saúde dos pés, que também é muito importante, principalmente para os pequeninos. Com isso, foram lançados novos modelos e a preocupação com os tipos de calçados e a necessidade das pessoas foi aumentando.
Os primeiros passinhos devem ser dados com liberdade
A preocupação com os calçados dos pequenos é necessária, mas deve começar a ocorrer a partir de 1 ano, quando acontecem também os primeiros passinhos. Nessa primeira etapa, o ideal são sapatos que deixem os pés livres e confortáveis para que a criança tenha mais liberdade ao caminhar. A gente sabe que a preocupação com a segurança já fala alto nessa época, por isso uma boa aposta são os modelinhos antiderrapantes, que dão mais segurança aos pequenos e deixam os pais despreocupados.
É sempre bom ficar de olhos abertos. Passado a fase de aprender a andar, por volta dos dois anos, as crianças já estão mais ativas e dando várias caminhadas, o que já pede atenção para qualquer problema nos pezinhos e o início do uso de um sapatinho anatômico ou ortopédico, o que continuará dando segurança e conforto para os pequeninos e promovendo um desenvolvimento saudável a eles.
Mas afinal, qual o modelo ideal para o seu pequenino?
Calma, não é nenhum bicho de sete cabeças descobrir qual o melhor sapato para as crianças, e a gente te prova isso! Vamos descobrir se ele se combina mais com um modelo anatômico ou ortopédico. Os anatômicos são indicados para quem busca por conforto e proteção, pois seu objetivo é melhorar a postura do pé. Para isso, estes sapatos têm uma pequena elevação na região do arco dos pés.
E os ortopédicos?
Eles servem como uma espécie de tratamento para quem tem algum tipo de deformidade no pé, como o pé cavo ou o chato, que faz com que as pessoas tenham pés sem o arco longitudinal ou com uma elevação nele. O que pode causar problemas de postura, pisada ou até mesmo dores nos joelhos.
Uma boa dica para saber se está tudo bem com a saúde dos pezinhos do seu filho e assim poder escolher um sapatinho sem preocupação, é consultar um ortopedista. O profissional vai saber identificar problemas na pisada e o tipo de pé do pequenino, o que facilita na hora de ir às compras.F