Os principais cuidados com bebês recém-nascidos

Descubra os principais cuidados necessários com os bebês recém-nascidos

Os papais e mamães de primeira viagem sempre ficam na dúvida diante dos primeiros cuidados com bebês recém-nascidos. É normal que haja, neste primeiro momento, incerteza. Por isso, os avós acabam sendo acionados na missão de ajudar os seus filhos. Pensando nisso resolvemos dar umas dicas aqui no nosso blog.

Cuidados na Maternidade

Na maternidade os cuidados com bebês recém-nascidos precisam ser redobrados. O seu filho acabou de chegar no mundo, logo, todo cuidado é necessário e muito importante. Não se esqueça também do teste do pezinho, do olhinho, do coraçãozinho e da linguinha. Todos esses testes são necessários para que o médico identifique se o bebê possui doenças congênitas e ameaças à saúde. No hospital também os bebês são vacinados contra hepatite B, além de tomarem a BCG contra a tuberculose. Seu filhão merece crescer saudável e fortão. Muita atenção a todos esses testes! 

Cuidados na amamentação

A amamentação deve ocorrer logo nos primeiros momentos de vida do bebê. É necessário estimular esse contato dele com a pele da mãe para que ele já se habitue a este momento, tornando a amamentação algo mais simples e fácil.

Geralmente é indicado que o bebê tente mamar ainda na sala de parto, antes dele tomar as vacinas e fazer os testes iniciais. Mesmo que ele não sugue neste instante, estimular esse momento é fundamental. Um momento único e inesquecível!

Cuidados com a circulação da casa

Dentro de casa os cuidados são redobrados. Alguns médicos indicam visitas somente após o primeiro mês de vida do bebê. Certifique-se de que os visitantes são saudáveis e que as visitas sejam curtas. Lavar as mãos antes de encostar nos pequenos é um dos principais cuidados com bebês recém-nascidos que precisamos ter. Isso dificulta a transmissão de bactérias e possíveis infecções.

Cuidados com um lar quietinho 

Você recebeu esse pequeno ser que vivia quietinho dentro de você, em um ambiente de paz e tranquilidade que é o útero materno. Logo, a casa que ele ocupará deve ser da mesma forma. Principalmente na hora da amamentação e na hora de dormir. 

Cuidados no banho

Outra dúvida comum diante dos cuidados com bebês recém-nascidos é diante da hora do banho. Na maternidade o enfermeiro fará um banho demonstrativo. A dica para o banho é deixar tudo próximo do local: sabonete líquido de glicerina hipoalergênico, que servirá para corpo e cabeça, toalha, algodão, fralda e roupa. A temperatura da água deve estar agradável, em cerca de 36º – verifique com um termômetro. Aproveite para envolver o seu parceiro nesta hora!

Cuidados durante a troca de fraldas 

Outra coisa que costuma gerar muitas dúvidas diante dos cuidados com bebês recém-nascidos é o momento de troca de fraldas. Os papais não precisam trocar as fraldas sempre que o bebê fizer xixi, mas é importante entender que o fluxo de trocas será intenso. O bebê faz cocô em média de 8 vezes por dia. Neste momento, dê preferência a lenços umedecidos sem química. A limpeza deve ser leve, meninos e meninas podem ser limpos da frente para trás. 

Cuidados na posição do colo  

A posição ideal para colo é um dos principais cuidados com bebês recém-nascidos. Nesta fase é comum que o bebê sinta cólicas e refluxo, por isso a cabeça sempre deve estar mais elevada do que o resto do corpo. Sempre segure a cabeça do seu pimpolho. Lembre-se de que ele ainda não possui força para sustentação.

Outros cuidados primordiais:
  • Evite passeios no primeiro mês
  • Não induza a utilização de chupetas
  • Limpe o nariz após a mamada
  • Nada de alimentos industrializados 
  • Lembre do banho de sol (somente em horários adequados)
  • Não é só o bebê que precisa de cuidados. Lembre de você! 

Os cuidados com bebês recém-nascidos são intensos e cheios de amor. É necessário calma, paciência e persistência. Esse mundo é novo tanto para você quanto para o seu pimpolho. Procure conversar com os profissionais que são responsáveis por ele, fale com sua família e esteja de coração aberto para viver o melhor momento da sua vida. 

Os filhos têm o poder de mudar a vida dos pais. Deixe que essa mudança aconteça da melhor forma possível. Certamente, haverá neste processo medo, ansiedade, dúvidas, mas quando há amor, tudo acontece. Este momento é algo único na vida da sua família. Procure dividir as tarefas com seu cônjuge e, acima de tudo, seja feliz! 

Deixe um comentário