O conceito de parto humanizado caracteriza um tipo de assistência específica oferecida à gestante e ao recém-nascido durante o pré-natal, parto e pós-parto. Seu objetivo principal é valorizar o protagonismo da mulher durante sua gestação e no momento parto, o que significa, respeitar suas escolhas. 


Normalmente, os partos acontecem em ambiente hospitalar e rodeado por especialistas: o médico obstetra, a enfermeira, o pediatra…cada qual com sua especialidade e preocupação técnica pertinente. Só que nem sempre o cuidado com o bem estar emocional da gestante está em primeiro plano no ambiente dos hospitais, tendendo a aumentar o medo, a dor e a ansiedade daquela que está dando a luz e, consequentemente, aumentando as complicações obstétricas e necessidade de maiores intervenções.


Para que um parto seja considerado humanizado não é necessário que ele seja natural, portanto, uma cesariana também pode ser cercada de todo o cuidado e atenção com a gestante.

O papel da doula no parto humanizado

Nesse sentido, um papel fundamental é o exercido pela doula, uma profissional que supre a demanda de afeto e suporte emocional neste momento de intensa importância e também vulnerabilidade da mulher. 

Mas, de onde vem a origem da palavra doula? Sua origem vem do grego e significa “mulher que serve”, sendo hoje utilizada para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê.


Segundo Letícia Rios, fisioterapeuta, mestre em saúde da mulher e doula há 10 anos, “o parto humanizado na verdade não é um tipo de parto, é um processo onde o casal participa mais ativamente, onde eles são respeitados nas suas escolhas e nas tomadas de decisões, envolvendo questões como a melhor posição que a gestante quer ficar e se quer ou não quer analgesia”.


Por isso, defende-se que parto humanizado com doula não é um tipo de parto, mas sim uma assistência, que envolve respeito, autonomia do casal e que tem a sua participação ativa o tempo inteiro. O envolvimento dessa profissional deixa o casal seguro, com menos dor, e pode ainda acelerar o tempo de trabalho de parto por meio de alguns recursos como exercícios e posicionamentos.


Estudos internacionais e também brasileiros demonstram que a assistência de uma doula traz impactos positivos para a saúde da mãe e do bebê. Um dos principais benefícios da doulagem é aumentar as chances de um parto normal, algo que ganha ainda mais relevância no Brasil por ser o país com o maior índice de cesáreas do mundo.

Benefícios do parto humanizado

Benefícios do parto humanizado e da participação da doula: 

  • A atuação da doula no parto pode diminuir em 50% as taxas de cesárea;
  • Reduzir em 20% a duração do trabalho de parto;
  • Diminuir em 60% os pedidos de anestesia;
  • Reduzir em 40% o uso da ocitocina e o uso de fórceps;
  • Aumentar a satisfação com a experiência do parto;
  • Reduzir a incidência de depressão pós-parto;
  • Reduzir a ansiedade e a baixa autoestima em um momento que a mulher naturalmente se sente mais vulnerável. 

Outro benefício que a mestra Letícia Rios destaca é “o incentivo à amamentação, trazendo algumas diretrizes diferenciadas, como a ‘cola pele a pele’, que acontece assim que o bebê nasce. Tem uma série de estudos que mostram vários benefícios do vínculo na amamentação como munição de doenças no futuro. Então, realmente há um ritual de chegada, que é muito mais humana, com mais respeito, com a equipe simplesmente dando assistência ao invés de intervir.”


Felizmente, por iniciativa das próprias doulas e por reconhecimento dos impactos positivos da prática, as famílias cujos bebês nascem em hospitais públicos agora poderão se beneficiar do suporte dessa profissional. A nível nacional, uma diretriz  do parto humanizado foi instaurada pelo Ministério da Saúde, incorporando medidas para tornar o atendimento às gestantes mais humanizado. Os processos de implantação do serviço são de responsabilidade de cada município, mas as mudanças já demonstram um importante passo para um visão mais humana do momento mais importante da vida da mulher. 


Quer saber mais sobre outros tipos de parto? Visite nosso Blog


Os momentos que antecedem a chegada do bebê são de muita expectativa e ansiedade! As mamães querem que tudo fique prontinho, organizado e preparado, para que a criança seja recebida com muito amor. Para te ajudar ainda mais nesse período, criamos um checklist muito bacana com todos os itens essenciais para o enxoval, assim, você ficará tranquila só aguardando o momento do parto. 

Deixe um comentário