Sustentabilidade: 7 ações para salvar o planeta sem sair de casa

Ter hábitos sustentáveis e cuidar bem do lugar em que vivemos são atitudes que devem ser estimuladas desde cedo. Afinal, sabemos o quanto os bons exemplos fazem diferença na vida das crianças, não é mesmo? Por isso, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos compartilhar com vocês 7 dicas bem simples de sustentabilidade. Com elas, você e seu pimpolho podem ajudar o planeta como manda o figurino nestes tempos de pandemia: sem sair de casa!

A ideia é que esses hábitos passem a integrar a rotina da família de maneira leve e alegre. Assim, o cuidado com o meio ambiente será divertido para todos.

Criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente reforça a importância da  adoção de atitudes sustentáveis. Comemorada sempre no dia 5 de junho, a data tem como objetivo principal chamar a atenção de todos para a importância da preservação dos recursos naturais.

Vamos fazer a nossa parte?

1- Ao escovar os dentes, torneira fechada 

Parece mentira, mas, ao escovar os dentes por alguns minutos com a água escoando, cerca de 12 litros de água vão literalmente pelo ralo. Se você e seu pequeno fecharem a torneira durante a escovação, o gasto é de meio litro. Desta forma, vocês usam a água apenas para molhar e enxaguar a escova, reservando uma pequena quantidade para bochechar em um copo.

🌍🙏 O planeta agradece porque…

É cada vez maior o número de países e pessoas ao redor do mundo que sofrem com a escassez de água potável. Três em cada dez pessoas não têm acesso a uma fonte segura de água potável. A cada 20 segundos, uma criança morre de doenças diarreicas, em grande parte evitáveis com higiene adequada. Além disso, mulheres e crianças caminham por mais de seis quilômetros para buscar água nas regiões rurais mais sedentas.

2 – Saiu? Apague a luz

Apagar a luz ao sair de um ambiente, desligar aparelhos eletrônicos que não estão em uso e tirar carregadores da tomada quando os equipamentos já estiverem carregados são atitudes simples que ajudam a economizar muita energia. Com nossos pimpolhos crescendo cada vez mais conectados, não custa nada acostumá-los a esse pequeno “truque”, concordam?

🌍🙏 O planeta agradece porque…

As duas principais fontes de energia do mundo são as usinas hidrelétricas e as termelétricas. As hidrelétricas usam a água para gerar eletricidade. As termelétricas têm nos combustíveis como gás e carvão sua principal matéria-prima. As duas apresentam uma conta alta para o meio ambiente. Por isso, enquanto as energias realmente limpas como a eólica e solar, ainda forem minoria na geração energética mundial, nossa saída é uma só: economizar energia.

3 – Banho sem enrolação, água preservada

Outro ponto bastante importante é conversar com as crianças sobre a importância de tomar banhos mais rápidos. Explique para eles num bate-papo franco sobre a importância de preservarmos um recurso tão precioso para os humanos, plantas e animais. 

🌍🙏 O planeta agradece porque…

Até 2025, estima-se que 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas afetadas pela escassez de água, por causa do uso desequilibrado e das mudanças climáticas. Se você encurtar o tempo de banho por apenas um ou dois minutos, vai economizar até 150 litros de água tratada por mês.

4 – Cada lixo no seu lugar

Ensine as crianças a separar o lixo reciclável do orgânico e converse com elas sobre a importância desse hábito.

Atribua tarefas para os pequenos, como forma de estimular sua preocupação com a sustentabilidade, como, por exemplo, separar as embalagens num recipiente adequado. Se sua cidade ou condomínio tiverem coleta seletiva, melhor ainda! 

🌍🙏 O planeta agradece porque…

O processo de reciclagem do lixo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana. Materiais reciclados conservam matérias-primas para a fabricação de novos produtos, protegendo, assim, o meio ambiente.

5 – Consumo com moderação, diversão sem limites

Para o ambientalista Lester Brown, um dos maiores especialistas do mundo em sustentabilidade, uma sociedade sustentável é aquela que satisfaz suas necessidades sem colocar em perigo as perspectivas das gerações futuras. Portanto, que tal ensinar aos pequenos noções de consumo sustentável, formas de reutilização e ações que evitem o desperdício? 

Uma dica: organize os brinquedos e roupas do seu pimpolho de modo a ensiná-lo a importância de consumir de forma saudável e sustentável. Doe o que ele não usa mais. E brinque com ele, brinque MUITO! Afinal, a gente sabe que qualquer brincadeira fica maravilhosa com amor e criatividade.

🌍🙏 O planeta agradece porque… Água, combustíveis fósseis, madeira, tudo isso pode acabar um dia se não houver um consumo consciente. Portanto, equilíbrio é a chave.  

“Sociedade sustentável: aquela que satisfaz suas necessidades
sem colocar em perigo as perspectivas das gerações futuras.”
Lester Brown, especialista em sustentabilidade

6 – De olho no pratinho

Um ótimo hábito que você pode ensinar ao seu pimpolho é que a alimentação também é uma forma de cuidar do meio ambiente. Antes de mais nada, na hora de montar o pratinho dele ou quando for ensiná-lo a se servir, ensine para ele a importância de ter atenção às quantidades para não desperdiçar comida. Mostre para ele, tão logo seja possível, que é melhor colocar no prato pequenas porções de comida e repetir se ainda estiver com fome. Dessa forma, você também o incentiva a ter uma  alimentação mais autônoma e consciente!

🌍🙏 O planeta agradece porque…

O desperdício de comida é bastante agressivo para o meio ambiente. Quando um alimento vai para o lixo, também são jogados fora água, terra, fertilizantes, florestas, transporte, energia e petróleo usados em sua produção e transporte. Isso sem falar que mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo. Um número que deve nos levar a ser ainda mais cuidadosos com os alimentos que temos.

7 – Feira em família

Incentivar o consumo de alimentos in natura também é uma forma de ensinar sustentabilidade para crianças. Por isso, uma dica bem legal é levar o pimpolho para a fazer compra com você. Ir com as crianças para fazer compras junto com você na feira, por exemplo, pode ser um programa delicioso! Outra opção saudável, cheia de sustentabilidade e muito divertida é criar uma hortinha em casa e em família.

Mostramos aqui como criar uma hortinha caseira.

🌍🙏 O planeta agradece porque…

Quanto menos comida industrializada seu filho consumir, menos resíduos de embalagens serão gerados. Menores também serão os impactos ambientais em decorrência da produção e do transporte. A agricultura dos pequenos produtores da feira também costuma ser mais amiga da sustentabilidade. Você compra direto de quem produz, muitas vezes sem agrotóxicos. A saúde agradece e o meio ambiente também!

E não se esqueça de seguir direitinho as normas atuais para controle da pandemia do coronavírus! Estamos juntos nessa batalha ❤️.

Deixe um comentário